BLOG

Setembro Verde alerta para a prevenção do câncer colorretal

12/09/2019

Você sabia que o câncer colorretal pode ser evitado? Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia ? SBCP, cerca de 90% dos casos originam-se em pólipos benignos. Eles se caracterizam como lesões na parte interna do intestino. Tabagismo, alcoolismo, obesidade, sedentarismo e ingestão excessiva de carnes vermelhas e comida processada estão entre os fatores que podem originar pólipos.

Para conscientização e prevenção do câncer colorretal, a SBCP realiza o Setembro Verde. Entre os tópicos da campanha, destaca-se a importância da colonoscopia para rastreamento e remoção dos pólipos, impedindo a evolução para o câncer. Esse exame completo do intestino grosso é feito com a inserção de um endoscópio, o que pode causar receio nos pacientes. Porém, é um procedimento rápido de 30 minutos realizado com anestesia, sendo altamente recomendado para prevenção desse câncer.

Por isso, o médico deve ser consultado em caso de sangue nas fezes ou alterações no hábito intestinal. Ele indicará a necessidade do rastreamento de pólipos. Para adultos com mais de 45 anos, o risco aumenta e recomenda-se o exame periódico. E em caso de histórico familiar, é necessária o rastreamento precoce.
Setembro Verde alerta para a prevenção do câncer colorretal

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades!